Rating: 2.5/5 (27 votos)

Partilhe esta Página



Total de visitas: 1985
Televisão
Televisão

 

Televisão

No início do século XIX, já havia uma preocupação científica em tentar construir algo que transmitisse imagens a lugares distantes. Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir uma imagem impressa via telégrafo, o que ficou conhecido como uma espécie de pai do fax.

O sueco Jakob Berzellus, em 1817, descobriu o Selênio, que 56 anos depois, foi comprovado nos estudos do inglês Willoughby Smith, que possuía características que possibilitassem em transformar energia luminosa em energia elétrica. Esta tese serviu de base para a formulação de uso de eletricidade para a transmissão de imagens.  

A célula fotoelétrica de Julius Elster e Hans Getill foi inventada em 1892. Em 1906, um sistema de raios catódicos desenvolvido por Arbwehnelt permitiu um sistema funcional de televisão.

Em 1920, mediante trabalho do inglês John Logie Baird, baseado num invento de Nipkow, realizou as primeiras transmissões teste. Em 1926, o inglês Baird realizou uma demonstração no Royal Institute em Londres, assinando contrato com a BBC para experimentação em 30 linhas.

O russo Wladimir Zworykin, em 1924, já havia sido contratado pela RCA para produzir o primeiro tubo de TV baseado em seu iconoscópio. Em 1935, a televisão emite sua transmissão oficial na Alemanha, e em novembro do mesmo ano na França.

Em 1936, é lançada a BBC como empresa regular de TV, o que acontece similarmente na Rússia em 1938. A transmissão de TV regular chega aos EUA, no ano de 1939, através da NBC que utilizava 340 linhas por trinta quadros por segundo.

A primeira transmissão de TV registrada no Brasil, ocorreu em 1939, na Feira Internacional de Amostras no Rio de Janeiro. A primeira emissora brasileira foi a TV Tupi, fundada em 1950.

Hoje é muito difícil imaginar uma casa sem uma TV, porém, a TV já foi um artigo de luxo.

A explosão da televisão no Brasil pode ser observada seis anos após sua chegada (fundação da TV Tupi). No ano de 1956 o país já possuía o expressivo número de 1,5 milhão de aparelhos. 

Ao vivo e a cores

Mesmo com os rumores de transmissões coloridas desde os anos de 1940, somente em 1950 e 60 é que a TV em cores se popularizou no EUA e Europa. No Brasil, no ano de 1963, foi feita uma transmissão experimental em cores, mas somente nos anos 70 elas chegaram oficialmente à casa de alguns brasileiros. Transmissões ao vivo já eram comuns, mas coloridas somente em 1972, com a transmissão de uma festa típica da cidade de Porto Alegre pela TV Difusora.

No final dos anos 70 a televisão em cores já começa a se popularizar no Brasil. Já nesta década, o mundo pode ver o Brasil ser Tri-campeão da Copa do Mundo, o fim da Guerra do Vietnã, o fim dos Beatles, os desenhos Speed Racer e Pica-pau e se sentir como nunca interligado com o mundo por meio do mais poderoso veículo de comunicação até o momento. 

Depois de ficar colorida e com melhor resolução, a partir dos anos 70 e 80 a televisão apenas passou por uma fase de aprimoramento, tendo em vista que novas emissoras surgiram e mais satélites para a transmissão foram lançados. Porém, até pouco tempo atrás, utilizavamos praticamente o mesmo modelo de transmissão criado nos anos de 1920: o analógico.

Era Digital

Novos aparelhos foram surgindo ano a ano e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Depois disso, o investimento em telas com cada vez maior resolução virou a “bola da vez” e as TVs de tela plana, plasma e LCD chegaram ao mercado já no fim dos anos 90. 

Quem vê as fotografias dos televisores com 5 polegadas, acha engraçado que hoje temos a oportunidade de assistir em telas de mais de 50 polegadas. Além do tamanho das telas, o que está mudando é a forma e a qualidade com que podemos assistir à televisão. A transmissão digital marca a nova era dos meios de comunicação e integra o computador e sua interatividade com a televisão e seu poder de alcance.

Nem todos sabem, mas a televisão digital já era estudada e aprimorada desde os anos de 1970, no Japão. O formato HDTV, que foi adotado na transmissão da TV aberta no Brasil a partir de 2006 é o modelo japonês. Contudo, a TV por assinatura já havia adotado o formato digital desde o ano de 1998, mas a interatividade prometida ainda não havia chegado.

 A TV Digital, implantada há pouco tempo, difere em vários aspectos da analógica, utilizada desde 1920. A principal diferença está na qualidade da imagem, som e interatividade. Por ser transmitida via satélite, as ondas que seu televisor recebe dificilmente sofrem interferências, desta forma os famosos chuviscos e “fantasmas” viraram coisa do passado. Além de melhorar a transmissão, a TV Digital permite que a imagem transmitida tenha muito mais definição, já que é possível ter mais de 1080 linhas de resolução. 

O som também acompanha a melhoria das imagens, pois há mais canais de áudio que acompanham a transmissão das imagens.

Além disso, a prometida interatividade, que ainda não chegou por completo ao Brasil, faz parte das novidades oferecidas pela TV Digital. Para acompanhar a chegada do novo formato de TV, os aparelhos precisam estar à altura da tecnologia de transmissão.

Por isso, a cada dia novidades impressionantes surgem no mercado, como as televisões Full HD, com mais de 100 polegadas.

 

 

 

No dia 11 de agosto é comemorado o dia da televisão!